Hospital Dr. Baptista de Sousa dispõe de um Banco de Leite Humano

Inaugurou-se na manhã de 01 de setembro no Hospital Dr. Baptista de Sousa o segundo banco de leite em Cabo Verde, cujo objetivo é reforçar as ações do Ministério da Saúde, em matéria do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no que diz respeito à redução da mortalidade infantil com ênfase para a componente neonatal.

O ato foi presidido pelo Ministro da Saúde, Dr. Arlindo do Rosário, que na sua intervenção, referiu que “ o momento é de alto significado, o alcançar de mais um marco relevante na trajetória que o País tem realizado com vista a redução gradual, consistente e sustentada da mortalidade infantil e de melhoria dos cuidados nutricionais dispensados as nossas crianças sobretudo no primeiro ano de vida.”

Acrescentou ainda que, “os bancos de leite começam, sobretudo, com um gesto de amor das mães ao doarem o seu leite para alimentar outras crianças que dela precisam. Um ato de partilha que pode garantir a sobrevivência de outras vidas”, pontua.

O Diretor clínico do HBS, Paulo Almeida, por sua vez destacou que o Banco de Leite, repete-se o primeiro na Região de Barlavento e o segundo no país. “Significa que vamos, a partir de agora, poder estar em condições de resolver os problemas da falta de leite humano e assim proporcionar melhor saúde a alguns dos nossos recém-nascidos, quiçá mesmo salvando as suas vidas.”

É de realçar que a implementação dos bancos de leite humano em Cabo Verde resultou de uma Cooperação técnica entre o Governo de Cabo Verde e o Governo da República Federativa do Brasil, projeto assinado a 27 de Junho de 2008.

EnglishFrançaisPortuguêsEspañol