14 de Junho – Dia Mundial do Doador de Sangue

Para assinalar o dia mundial do doador, o hospital Dr. Baptista de Sousa, através do banco de sangue, realizou na manhã de hoje, 14 de junho, uma campanha que visa sensibilizar as pessoas a aderirem a dádiva voluntária de sangue e, agradecer os doadores.

Segundo a hematologista e responsável do banco de sangue do hospital, Conceição Pinto, o serviço de doação de sangue está cada vez mais melhor, com mais dador e mais facilidade em manter uma boa reserva. “Nos últimos anos temos registado no hospital cerca de 7.000 doadores, mas o importante não é o registo, mas sim o número de pessoas que vão doar sangue e neste momento mantemos uma quantidade de reserva, mas todos dias há um aumento do número de doentes e necessidades, e é preciso o aumento de doadores” explica.

Conceição Pinto explica ainda que “não há carência dos grupos sanguíneos e que todos são importantes. A reserva que temos reflete nos grupos sanguíneos que temos na sociedade, aqueles que tem mais quantidade são mais usados e os que tem menor são menos usados. “

A responsável acrescenta ainda que os serviços de sangue dão sempre a importância a questão da segurança no processo de doação de sangue, nomeadamente do doador, do produto e dos profissionais de saúde e, apela uma doação regular e mais adesão das pessoas. 

De referir que a doação de sangue consiste num ato voluntário que permite a retirada do próprio sangue para beneficiar pessoas que necessitam para a sua sobrevivência e, é preciso preencher certos requisitos, tais como: bom estado físico, ausência de comportamentos de risco, boa hemoglobina, estado epidemiológico adequado, faixa etária entre 18 á 65 anos.

EnglishFrançaisPortuguêsEspañol