Cabo Verde ganha um novo Centro de Diálise

O novo Centro foi inaugurado hoje 19 janeiro no hospital Dr. Baptista de Sousa, numa cerimônia presidida pelo Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, acompanhado do Ministro da Saúde e da Segurança Social Arlindo do Rosário e do Presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua João Ribeiro Almeida.

Trata-se de uma infraestrutura que respeita altos padrões de biosegurança e qualidade, que vai ser dotado de um orçamento e quadro de pessoal próprio constituído por médicos, enfermeiros e entre outros profissionais que evoluirão em função das necessidades.

Segundo o ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, a construção do Centro de Diálise em São vicente “irá permitir o descongestionamento do centro de diálise da cidade da Praia e ainda, possibilitar com que os doentes das ilhas do barlavento possam ficar mais perto dos seus familiares, representando assim com ganhos evidentes tanto do ponto de vista social e psicológico. “Com essa inauguração temos um serviço de saúde mais preparado e com melhor capacidade de resposta.” explica o governante

Por seu turno, a Presidente do Conselho da Administração do hospital Dr. Baptista de Sousa, Ana Brito, considera que o Centro de Diálise é “um grande ganho para saúde, que tem como objetivo melhorar as condições de vida de todos os doentes renais da região de barlavento que necessitam de hemodiálise, permitindo que muitos possam permanecer nas suas casas” sustenta a PCA.

Ana Brito acrescenta ainda na sua intervenção que o hospital tem neste momento 22 doentes em diálise crónica, estáveis, graças ao trabalho abnegado dos profissionais de diálise, apesar das condições sub-ótimas das atuais instalações.” pontua

De referir que o projeto de construção foi orçado a cerca de 100 mil contos e co- financiado pelo Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

EnglishFrançaisPortuguêsEspañol