O HBS e a CVAMS reafirmam compromisso de desenvolver programas e projetos, num ato que a PCA do hospital, Helena Rebelo Rodrigues considerou histórico, mobilizador e auspicioso, por ser o primeiro protocolo estabelecido, nestes termos, em Cabo Verde e, considera ser um caminho inovador para o futuro.
Durante a intervenção, a PCA do HBS, Helena Rebelo Rodrigues, destacou alguns pontos importantes do protocolo, a saber:
Fornecer respostas terapêuticas para pacientes com base nas lacunas identificadas;
Proporcionar intervenções cirúrgicas do âmbito da Cirurgia Laparoscópica, Ortopedia (ligamentoplastias e artroplastias), Oftalmologia e outros;
Promover ações de formação nas áreas de cuidados peri-operatórios e protocolos de cuidados peri-operatórios desde pré-admissão até materiais de educação dos pacientes e planos de seguimento pós alta;
Apoiar a aquisição de equipamento médico, de medicamentos, de implantes e de consumíveis necessários para as intervenções cirúrgicas ou formações;
Fornecer treinamento para profissionais de saúde que trabalham no HBS, durante as missões cirúrgicas;
Criar oportunidades de treinamento nos EUA para profissionais do HBS;
Estabelecer um plano de encontros virtuais regulares para discussão de casos.
HBS passa a ter Discussão On line de Casos Oncológicos
No ato da assinatura do protocolo o presidente da associação Júlio Teixeira avançou que associação CVAM está a desenvolver um programa para discussão de casos oncológicos, entre a equipa dos médicos da associação dos EUA e os médicos dos hospitais de Cabo Verde (HBS e HUAN). “Nos últimos meses temos desenvolvido um programa de discussão online de casos oncológicos, envolvendo equipas multidisciplinares, como o Hospital Agostinho Neto e, algumas vezes, com o Baptista de Sousa. A ideia é que estes diálogos passem a ser semanais por forma a que os médicos nos EUA possam contribuir e estabelecer uma relação mais de perto com os profissionais aqui no país”, afirma o presidente desta associação.
Júlio Teixeira acrescenta ainda que, esta é uma forma que a associação encontrou para expandir e continuar a dar o seu contributo ao país e, acredita que esta contribuição poderá elevar o nível de conhecimento dos profissionais de saúde local. “Mas há outros aspetos que podemos continuar a apoiar. A parte mais sensível é a atitude e, neste aspeto, o HBS está de parabéns. É esta atitude que nos têm trazido aqui mais vezes e que nos permite estar mais próximo dos profissionais de saúde de Cabo Verde que sempre nos recebem com muito amor”.
Partilha de Experiências entre os Profissionais do HBS e dos EUA
Enquadrado na missão médica da CVAMS o hospital Dr. Baptista de Sousa acolheu um simpósio sobre a emergência médica, direcionado aos profissionais de saúde do hospital, visando a partilha de experiências entre os profissionais dos EUA e os locais, assim como, reforçar a capacitação dos profissionais com intuito de se ter um melhor atendimento dos casos emergentes.
Durante o simpósio foram debruçados temas relevantes, nomeadamente a Gestão de suspeita de AVC, que foi proferido pelo Dr. Joseph Gomes, Gestão de enfarte de miocárdio agudo, Dr. António Gomes, Desafios locais na gestão de emergências cardiovasculares, Dr. Charles Constantino, Novos Conceitos em Tensão Arterial, pelo Dr. Manuel Fontes.
HBS realiza durante uma semana mais de trinta cirurgias em diferentes áreas
De de 04 a 9 de novembro o Hospital Dr. Baptista de Sousa realizou mais de trinta cirurgias em laparoscopia e ortopedia, que foram enquadrados na missão médica da CVAMS, constituída por 7 especialistas.
Com a concretização das cirurgias que beneficiou mais de trinta pacientes, objetiva-se também uma diminuição do número de evacuações para o exterior, assegurando a possibilidade de tratamento local.
Durante a concretização das cirurgias a missão proporcionou também aos profissionais de saúde do HBS um treinamento intensivo em que reforçaram a capacitação nas diferentes áreas referidas.





